27 de setembro de 2012

Bares e Restaurantes – Crescer em um mercado altamente competitivo.

        Segundo dados obtidos pela ABRASI, São Paulo tem cerca de 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares, 3.200 padarias e 2.000 opções de delivery. Número que aumenta lentamente porque embora casas novas abram quase que diariamente, outras tantas fecham. São Paulo é a segunda maior cidade do mundo em número de restaurantes. É um mercado que apresenta grande potencial, a cada ano aumentam os gastos dos paulistanos com a alimentação fora de casa, a gastronomia e a vontade de comer bem estão cada vez mais presentes, mas também é um cenário de disputa, glórias e inglórias, acertos inesperados, fracassos que pareciam impossíveis de acontecer. O gosto do público e a adequação do produto ao público alvo, a concorrência local, o valor agregado à marca e a profissionalização da mão de obra são apenas alguns dos itens a serem considerados além do produto oferecido.

       Diferente de setores da economia que exigem formação e conhecimento específico, muitos cafés, bares e restaurantes são fruto de um sonho antigo, da vontade de ser o próprio patrão ou do amor pela gastronomia e, frequentemente, o investimento usado é proveniente da economia de uma vida ou de um empréstimo que leva o empresário a precisar de lucro rápido, fato que provavelmente inviabilizará qualquer negócio.

        Para ser competitivo no ramo de alimentação existe todo um processo de cuidado com a administração, o financeiro, os recursos humanos e comunicação, sendo que estes últimos dois itens geralmente são deixados de fora do campo do profissionalismo. Muitas vezes os funcionários são orientados sobre o produto que estão oferendo, mas pouco se fala em atendimento; como falar com o cliente ou como agir em situações críticas. O treinamento ocorre em pleno campo de guerra, quando o dano causado por uma falha pode ser irreversível. Do outro lado o investimento em comunicação e markentig tem que ser elaborado considerando o objetivo daquele estabelecimento, sua capacidade de atendimento e crescimento e as características do negócio. Um plano de marketing sob medida ao seu estabelecimento pode fazer com que você se sobressaia a seus concorrentes e fidelize sua clientela, sem gastos desnecessários. Por isso a contratação de profissionais adequados é um investimento imprescindível. Veja por exemplo os trabalhos feitos em rede sociais, note a diferença entre aqueles que divulgam seu produto com fotos tiradas com câmeras de celular e aqueles que usam fotógrafos profissionais para mostrar a melhor imagem possível. Alias, alguém posta foto pessoal que não registrou seu melhor angulo como perfil de facebook? Não, escolhemos a melhor imagem porque naquele pequeno espaço social é como nos apresentamos a um universo de pessoas, algumas que nem conhecemos pessoalmente ainda. E por que com o seu produto deveria ser diferente?


      Também a articulação entre esses pontos, administração, financeiro, recursos humanos, comunicação do estabelecimento, produto, publico alvo e objetivo é crucial para o sucesso da marca. Gostaria de dar o exemplo de uma franquia internacional que há pouco chegou em São Paulo. A marca era conhecida até então quase que apenas entre aqueles que viajavam para fora do Brasil. O grupo responsável pela abertura de suas 3 primeiras unidades em São Paulo investiu pesado em marketing quando as lojas ainda estavam em construção. Mídia impressa e rede social, o burburinho em torno das novas lojas era grande. Porem, a abertura das lojas atrasou em cerca de um mês devido parte do mobiliário que ficou preso na alfandega. A expectativa pela inauguração das lojas aumentava dia a dia. Quando finalmente abriram as portas da primeira unidade, era impossível entrar. O movimento acima da capacidade da loja naquele momento e o atendimento caótico chegou rapidamente aos ouvidos de muitos possíveis clientes vaza pelas redes sociais. Corriam críticas negativas sobre o atendimento, os produtos aqui produzidos e até ofensas sobre a “abrasileiração” da marca europeia. Por ser uma franquia o produto, o layout e conceito da marca, os produtos, estavam muito bem definidos, havia dinheiro para investimento em marketing, mas o treinamento dos funcionários foi deixado praticamente para o momento de inauguração da loja e os atendentes se mostravam sem a menor ideia de como atender e se comunicar com o cliente.

       Voltamos a aquele cara que ter um restaurante era a realização de um sonho. Depois de alguns meses sem orientação ou ajuda especializada, o negócio vira um pesadelo. Para quem está começando agora fica a sugestão. Se você tem 200 mil reais para investir, ou dois milhões, não importa, lembre-se que parte do montante precisa ser reservado para investimento profissional em marketing e treinamento. Ele precisa ser adequado ao tamanho do negócio ou posteriormente readequando sobre o lucro mas de início pensar em 5 a 15% do valor total do investimento pode garantir uma caminhada mais sólida e poupar muitas dor de cabeça no futuro e lembre-se, você não vende apenas um produto, atrelado tem um serviço, um estilo de vida, um conceito, seu estabelecimento é sua marca, cuide dela com zelo que ela merece.

20 de setembro de 2012

Grand Opening Antonietta Empório Restaurante Jardins



O Roux Bistrô reinaugura hoje com o novo nome Antonietta Empório Restaurante, fruto de uma sociedade que abraçou também o Antonietta Higienópolis e criou uma parceria entre os chefs Arthur Sauer e Mario Martini, também sócios das respectivas unidades.


Menu Opening do Chef Arthur Sauer
Preço: R$ 72,00
Entradas:
Torrada de queijo de cabra quente com balsâmico reduzido e mix de folhas

Pratos Quentes:
Tentáculos de polvo grelhados ao molho provençal com arroz no próprio molho
ou
Filé Rossini com foiegras e molho de trufas e velouté de batata

Sobremesa:
Zabayone clássico gratindo com morangos
Ainda dá tempo de fazer a sua reserva - fone: 3214 0079

Para dar mais vontade ainda, fica os clicks feitos do preparativo do evento.

Chef Arthur em ação
 

Finalizando o Zabayone
 


Tentáculos de polvo grelhados ao molho provençal com arroz no próprio molho
 
O Antonietta Empório Restaurante fica na Rua Ministro Rocha Azevedo 1101, Jardins.


 


30 de agosto de 2012

Fotografia de alimentos e o Instragram

        O Instagram é o casamento de uma ferramenta simples que alia a câmera fotográfica do smartphone a uma série de presets de efeitos que ajudam a disfarçar os problemas de qualidade das câmeras de celulares, dando uma aparência vintage às fotos que são imediatamente compartilhadas numa rede social de fluxo rápido.
         A ideia do aplicativo funciona muito bem quando trata dos usuários compartilharem entre si, de forma rápida, imagens corriqueiras de seu dia a dia. Acontece que com o sucesso e a união ao facebook, o Instagram passou a desempenhar outra função. A função comercial hoje atribuída ao instagram pode ser uma estratégia de marketing bem sucedida como em caso das parcerias de empresas com o instamission, ou a proposta de incentivar os clientes da sua empresa a clicarem e divulgarem a própria marca. Entretanto, há algumas ressalvas sobre a qualidade do material produzido, que está longe de ser fotografia profissional. O agravante é quando a própria marca passa a usar o smartphone da mesma forma que o usuário comum, deixando de lado a responsabilidade que ele tem com a apresentação da imagem do seu produto.
          Um exemplo do qual entendo muito bem é quando se trata de fotografia de alimentos. Por exemplo, uma coisa é aquele seu amigo que quer mostrar para o mundo que esteve no restaurante tal comendo um pratão de dar inveja a qualquer um, outra coisa é um restaurante que quer vender a sua marca e precisa fazer o cliente salivar para despertar sua vontade de ir até aquele estabelecimento. Fiz um simples exemplo abaixo para vocês perceberem a diferença do que é uma imagem produzida numa câmera fotográfica e no aparelho celular. A foto da esquerda foi feita numa Nikon D5000 com a lente para macro 60mm e cortada no formato quadrado para ficar semelhante ao formato usado pelo instagram. A foto a direita passou pelo aplicativo Instagram do Iphone. Alimento tem que ter cor, textura, volume e cuidado na apresentação. Agora me digam, quem quer comer um almoço vintage?
 
 
e ai? qual guacamole você comeria?
 
e para quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho em fotografia de alimentos façam uma visita ao Fotografia Gourmet.
 

29 de agosto de 2012

5º Workshop de composição fotografica - O fotógrafo de primeira viagem

No domingo, dia 19 de agosto, aconteceu mais uma edição do Workshop. A aula teorica contou com o apoio da C2 Desenvolvimento que gentilmente cedeu o espaço e a parte prática foi realizada no Parque da Aclimação.
E atenção para a próxima data em outubro, com passeio fotográfico na Estação da Luz.
Veja cada foto legal que rendeu o trabalho da turma:


Karine



Willian



Marilena

7 de agosto de 2012

Mercearia do Conde recebe a Índia.

Entre 10 e 12 de agosto, na Mercearia do Conde, quem quiser pode saborear o resultado do dueto das chef Flávia Marioto e a chef convidade Deepali que prepararam pratos especiais com toques indianos. Confira o que fotografei por lá.










26 de julho de 2012

Sancho no 3º Tapas Week


Semana passada fizemos no Sancho Bar y Tapas as fotos dos pratos que serão servidos na 3ª edição da Tapas Week que acontece em São Paulo entre os dias 3 e 12 de agosto.

São 14 casas participantes trazendo, em um menu completo, a oportunidade de provar uma variedade de sabores típicos da cozinha espanhola. O preço do menu de tapas é fixo e no Sancho bar R$62 inclue quatro tapas salgadas, uma sobremesa e uma taça de vinho ou cerveja Estrella de Galicia.

O Sancho ficá lá na Rua Augusta, 1415. Fotografei, provei e recomendo!


Croquetas de queijo Machego ao pate de Foie Gras de Canard


Carpaccio de vieiras e lagostim com ovas de mujjol, azeite de alecrim e flor de sal


Tartar de atum com guacamole


Codorna e crispy de jamon


Torta de maçã com farofa de canela, chantily e limão siciliano


17 de julho de 2012

Cardápio especial no Suri



Do dia 20 a 29 de julho o Suri estará festejando a Independência da Colômbia com pratos especialmente preparados para o evento. A sopa está divina e as arepas de queijo voltaram a pedido dos clientes... difícil de dizer o que tá mais gostoso. A sobremesa especial é receita da avó do chef Dagoberto Torres, quer saber qual é? Dá um pulo lá.