29 de agosto de 2014

Os amores de Conceição

O título do post soa para mim como um livro dos anos 60, quase consigo acreditar que tenha sido escrito por Clarice Lispector, mas nunca publicado. Entretanto, de drama Conceição tem muito pouco, é um lugar vivo e cheio de boa energia. Conceição, de alcunha Discos, é na verdade um café de cardápio enxuto, mas repleto de novidades diárias, que abriga também uma estande de LPs a venda. O som produzido em Conceição não poderia ser outro se não o da agulha no vinil, que embala a alma da casa, sua chef e proprietária Talitha Barros. Da sua localização no centro de São Paulo a decoração, tudo conspira pela sua atemporalidade. As paredes cuidadosamente pintadas com pequenas obras de artes, o fogão antigo serve de aparador para o toca-discos, a chaleira no fogo que anuncia o café que logo vai sair, o longo e convidativo balcão que trás o cliente para perto da cozinha, a formica verde, que me lembra a mesa dos meus tempos de colégio, tudo ali desperta nos convivas de Conceição um certo saudosismo. Aquela vontade de sentar no meio do dia, sem pressa, para uma fatia de bolo e um café da tarde na casa de um velho conhecido. Não é a toa que quando fui fazer estas fotos, já por volta das 15 horas de uma quarta-feira, a sensação era que todos estavam lá sem preocupação nenhuma, uma reunião dos amigos de Talitha em torno do balcão.
E a comida? Desta vez fui lá especialmente para fotografar a chef, queria capturar a alma de Conceição, mas claro que a inspiração veio depois de sentar nesse balcão e provar o seu já famoso pão de queijo recheado com pernil e um ovo perfeito. O pudim, que eu mesma não entendo o repentino sucesso da sobremesa caseira nos restaurantes, me rendeu, é perfeito, como mamãe nunca faria. A torta de limão modernizada (não se engane, Conceição é uma dama a frente do seu tempo) trás no recheio o lemon curd. Nos meus registros gastronômicos ficaram a torta de frango, de massa fina e muito bem recheada e a paçoca de rolha, feita ali mesmo na casa. Conceição abriu meu apetite por sua tranquilidade inspiradora, pelos seus sabores simples e perfeitos e pelos clicks que ainda não fiz, como uma musa que merece ser fotografada em todos os seus detalhes.   
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Rua Imaculada Conceição 151 - Vila Buarque (Santa Cecília para os forasteiros)
Aberto de terça a sábado das 10h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário